No dia 17 de novembro de 2019, o Papa Francisco celebrou, na Basílica de São Pedro, a Missa comemorativa para o 3º Dia Mundial dos Pobres.
Durante sua homilia, o Papa nos falava que quase tudo passará, mas não tudo, segundo as palavras do próprio Cristo: “a desmoronar-se, a passar são as coisas penúltimas, não as últimas: o templo, não Deus; os reinos e as vicissitudes da humanidade, não o homem”.
Assim, o Papa ia nos fazendo lembrar que todas as outras coisas passarão, exceto Deus e o homem, o próximo, e acabou por nos convidar a ocupar nossas vidas com as coisas últimas, as que, de fato, importam.
Por fim, nos falou sobre os pobres e sobre a sabedoria de Deus de colocá-los sempre como o “próximo” em nossas vidas, sendo verdadeiras oportunidades para alcançarmos o céu:
“Quando os ouvimos bater à nossa porta, podemos receber o seu grito de ajuda como uma chamada para sair do nosso eu, aceitá-los com o mesmo olhar de amor que Deus tem por eles. Como seria bom se os pobres ocupassem no nosso coração o lugar que têm no coração de Deus!” (Papa Francisco)
Que possamos enxergar o pobre como o tesouro que ele é para Deus, abraçando-o e amando-o como verdadeiro bem da Igreja e do nosso Senhor.
Seja você também a mão que ampara e protege os preferidos de Deus. Seja um Benfeitor da paz e nos ajude a continuar transformando dor em amor e esperança.