Logomarca

Um tempo difícil com consequências difíceis

A pandemia do covid-19 impactou o mundo de forma negativa em muitos setores. Uma prova disso foi o crescimento exorbitante da porcentagem de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, um aumento de 8,4% em 2019 para 9,5% em 2020. A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica os efeitos do coronavírus como “catástrofe geracional” na educação.

Essa alta pode ser explicada, principalmente, pelas consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus, como a inflação e o desemprego, além disso, a atividade econômica também foi prejudicada pelas medidas de isolamento social. O crescimento da extrema pobreza no país deu-se em vários estados, das 27 capitais, 18 sofreram com esta situação. 

Um estudo feito pelo economista e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Daniel Duque, mostra-nos que todas as capitais apresentaram crescimento tanto da pobreza quanto da extrema pobreza. Ele destaca Roraima como uma situação peculiar, por causa da migração de venezuelanos. 

“Pela crise migratória, com uma grande entrada da população venezuelana, sem perspectiva, sem possibilidade de se inserir no mercado de trabalho. Por isso houve um aumento muito grande da extrema pobreza nesse estado.”

E foi dentro deste desafiante contexto que o projeto Shalom Amigo dos Pobres nasceu! Durante a pandemia do Covid-19, em 2020, a Comunidade Católica Shalom deu início a uma ação que tinha como objetivo oferecer apoio e assistência às pessoas em situação de rua.

A estas pessoas passaram a ser oferecidos diversos serviços, como alimentação, higienização, atendimento médico, psicológico e espiritual, além de ser efetuado com elas um processo de reinserção social. Tudo isto com o intuito de devolver a dignidade a cada homem através do oferecimento das condições básicas de sobrevivência.

Trata-se de um projeto que vem transformando vidas e ressignificando inúmeras histórias. Para continuarmos com nossas ações, queremos pedir a sua ajuda! Seja conosco alguém que leva esperança para os que sofrem! Seja um Benfeitor da Paz!

Salve vidas doando.

Banco do Brasil
Agência: 1369-2 | Conta corrente: 8902-8

Caixa:
Agência: 578 | Op: 003 | Conta corrente: 1524-3

Santander
Agência: 3132 | Conta corrente: 13007043-1

Pix: benfeitordapaz@comshalom.org

Telefone: (85) 3077-8300

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Logomarca

Todos os direitos reservados © 2021 - Comunidade Católica Shalom - CNPJ 07.044.456/0001-00

Leave a Reply

Your email address will not be published.